NOVIDADES

Selecione a Categoria

Saiba a história e a importância da galvanização nos materiais hidráulicos

29.11.2018 | EM Notícias

Boa parte dos materiais utilizados na construção civil são o ferro e o aço. Há 277 anos, sabendo das dificuldades para conservar as peças em ferro de construções, o químico francês, Melouin, descobriu que o zinco era capaz de proteger o aço da corrosão. Nascia ali a galvanização. 

Custos da construção civil desaceleram em Outubro

20.11.2018 | EM Notícias

A inflação da construção civil desacelerou no último mês, mas o índice acumulado em 12 meses cresceu, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador teve variação de 0,43% em outubro, 0,02% inferior à alta registrada em setembro. Em outubro de 2017, a inflação foi de 0,16%

Dicas para não errar na hora de fazer sua instalação hidráulica

08.11.2018 | EM Notícias

Quando o assunto é obra, a parte hidráulica geralmente é alvo de muitas dúvidas e alguns problemas. As partes estruturais da residência, incluindo as instalações hidráulicas, também precisam de cuidados periódicos. Confira essas dicas de instalação e reforma das instalações hidráulicas:

A importância das certificações ABNT em obras

01.11.2018 | EM Notícias

Além da qualidade de mão de obra que você contrata em sua obra, a qualidade dos produtos que se é usada interfere muito para uma obra bem feita. No Brasil, a maioria das certificações de qualidade e conformidade é regrada pela Associação Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O órgão, que foi criado há mais de 70 anos, foi a grande responsável por mudar a produção de produtos no país, melhorando a qualidade, padronização e segurança.

Quatro dúvidas comuns sobre poços artesianos

25.10.2018 | EM Notícias

Muitas pessoas não sabe que a principal função de um poço artesiano é a captação da água armazenada nos lençóis freáticos, e que a perfuração não é tão simples como possa parecer. A dúvida mais recorrente é sobre a diferença entre poço artesiano, semi-artesiano e freático.

Após anos em baixa, setor de construção civil prevê retomada de crescimento

16.10.2018 | EM Notícias

Após a recessão econômica brasileira dos últimos anos, o setor de construção civil voltou a sonhar. Com longo período de saldos negativos em empregos, a construção civil cresceu nos últimos meses, reflexo da sinalização do fim da crise no setor. Para melhorar as expectativas, a Caixa Econômica Federal reduziu em 1,25% a taxa de juros no último mês para financiamento de imóveis de até 1,5 milhão, visando estimular ainda mais essa área do mercado.

Entenda o processo de galvanização

17.09.2018 | EM Notícias

Dois dos materiais mais utilizados na produção de peças para a construção civil são o aço e o ferro, como as conexões da IPC Brasil. Porém, com o passar do tempo, esses materiais vão oxidando ou enferrujando, termo mais usual, causando prejuízos econômicos e ambientais. Estudos recentes mostram que aproximadamente 20% do ferro produzido no mundo tem como finalidade a substituição de itens degradados.

Saiba mais sobre os Acoplamentos Ranhurados

03.08.2018 | EM Notícias

Com design versátil e instalação mais rápida, o sistema de tubulação com as extremidades ranhuradas é desenvolvido para tubulação padrão com ranhuras por corte ou laminação, e tubulação leve, com ranhuras apenas por laminação. Hoje falamos sobre as características deste tipo de tubos e conexões.  

Sistemas hidráulicos de combate a incêndios

27.07.2018 | EM Notícias

Uma das etapas mais importantes de qualquer tipo de construção é a obtenção do aval das autoridades competentes sobre o sistema de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, o PPCI. Este protocolo de segurança pode ser baseado em rede de hidrante, sprinklers (ou chuveiros automáticos) ou bombas de incêndio. Hoje explicamos a diferença entre cada um deles.

Conheça a diferença entre NR e NBR

04.07.2018 | EM Notícias

O setor de construção civil é normatizado por uma série de diretrizes que regulamentam os procedimentos de trabalho em estruturas de concreto e ferro. Ter conhecimento sobre NR (Normas Regulamentadoras) e NBR (Normas Brasileiras Recomendadas) é fundamental para que o empreendimento esteja dentro dos padrões nacionais de qualidade. Hoje explicamos o que significam essas siglas, diferenças e a importância de cada uma.