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PPCI e os profissionais de cada etapa

05.09.2017 | EM Artigos

O PPCI é um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio instituído pelo Corpo de Bombeiros, exigido por órgãos públicos para qualquer proprietário ou responsável por prédios com instalações comerciais, industriais, de diversões públicas e edifícios residenciais com mais de uma economia e um pavimento, a fim de proporcionar maior segurança às pessoas.


É muito comum as pessoas confundirem as etapas do processo do PPCI e os organismos envolvidos em cada etapa.


E para que esse plano tenha sucesso é fundamental que seja encaminhado de forma correta aos devidos profissionais, capacitados e habilitados para cada etapa.


Quem faz o quê?


O projeto, no caso o PPCI, adequado para cada local, deverá ser feito por engenheiro ou arquiteto habilitado, que deverá seguir as normas de segurança estabelecidas para cada Município e Unidade Federativa. 
O projeto deve ser submetido à aprovação do Corpo de Bombeiros antes de sua execução.
A responsabilidade pela execução do projeto, apresentado pelo responsável técnico, é do proprietário do imóvel que deve realizar as obras necessárias sempre com o auxílio de profissionais competentes , utilizando produtos de sua confiança.
A vistoria e aprovação do projeto executado no local serão feitas pelo Corpo de Bombeiros de cada cidade. Após a inspeção, se for constatada alguma não-conformidade em qualquer sistema previsto no plano, será emitida uma Notificação de Correção de Inspeção - NCI - com novo prazo para realização de nova inspeção depois de realizadas as devidas correções. Caso a inspeção verifique que todos os sistemas estão em conformidade com o plano, será emitido o Alvará. Esse documento tem validade definida conforme a situação de cada local.


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