NOVIDADES

A importância da válvula de retenção nos sistemas hidráulicos

21.09.2017 | EM Artigos

Quando falamos de utilidade e versatilidade dos materiais que compõem o sistema construtivo, um dos itens lembrados é a válvula de retenção. Apesar de pequenas quando comparadas a outros dispositivos hidráulicos, são componentes com importante função.

A válvula de retenção é responsável pelo controle de fluxo dentro de um circuito hidráulico, permitindo a passagem de fluído em um único sentido enquanto exerce bloqueio no sentido oposto, protegendo o sistema de sobrecargas ou refluxo. Por ser uma válvula direcional de apenas uma via, ela evita que outras peças sejam danificadas.

A válvula de retenção se movimenta através do próprio fluído, dispensando interferências de operadores ou demais ações externas, o que a torna extremamente confiável para utilização.

Existem diversos tipos de válvulas de retenção e sua escolha depende da finalidade de uso, podendo ser do tipo portinhola, fundo de poço, válvula de pé, com e sem crivo e válvula universal, que é utilizada para diversas aplicações. Acesse o site da IPC Brasil e saiba mais www.ipcbrasil.ind.br