NOVIDADES

Conheça as diferenças entre ferro dúctil e maleável

04.01.2018 | EM Artigos

Os ferros dúctil e maleável são produzidos pela fundição de minério de ferro misturado com sucata de metal com as devidas correções de composição. Você sabia que existem algumas diferenças entre os dois tipos de metal? 

Para a produção do ferro maleável é necessário o derretimento do minério de ferro e do resfriamento despejado diretamente em moldes. Após, acontece o reaquecimento de cerca de 926,5 graus Celsius por até 100 horas e seguido do resfriamento de forma gradual e lenta. 

Já a fabricação do ferro dúctil ocorre de forma bem mais fácil. É adicionado cério, sódio ou magnésio no momento em que o minério de ferro é derretido. E a liga resultante é fundida em moldes para descansar antes que aconteça o resfriamento.

Os dois tipos de ferro são resistentes, fortes e apropriados para a usinagem em novos formatos. O ferro dúctil é usado para fabricar tubos e peças automotivas como, por exemplo, cubos de roda ou eixos de caminhões. O ferro maleável é bastante utilizado em situações quando precisa ser achatado, formatado, por martelamento por exemplo, ou qualquer outro tipo de dobramento ou necessidade comportamento elástico, pela sua maleabilidade.