NOVIDADES

Conheça erros comuns nas instalações hidráulicas

15.01.2018 | EM Artigos

Realizar uma obra, reforma ou instalação exige atenção para evitar que erros aconteçam no projeto ou durante sua execução. Para evitar dores de cabeça, a IPC Brasil listou alguns erros frequentes nas instalações hidráulicas e como evitá-los. 

Escolha sempre a mesma marca de tubos e de conexões
Procure comprar tubos e conexões da mesma marca. As conexões com marcas diferentes podem não se ajustar perfeitamente, aumentando o risco de vazamentos e gastos futuros. 

Abuse de registros e válvulas
Peça ao projetista que utilize um registro em cada compartimento. Assim, quando houver algum problema você pode fechar apenas o setor estritamente necessário e não todo o prédio ou a rede inteira. 

Não feche a parede antes de testar a instalação
Muitas pessoas esquecem de testar o funcionamento do sistema hidráulico, permitindo que se feche a parede sem antes checar o funcionamento da tubulação. Portanto, exija sempre testes de pressão e evite um trabalho redobrado.   

Armazene corretamente os tubos e as conexões 
As conexões devem ser acomodadas em caixas e os tubos devem ficar na posição horizontal, sem exposição solar e isentos de umidade. 

Acerte na escolha da torneira  
Utilize torneiras, válvulas, registros e demais dispositivos de boa qualidade e que tenham um bom fluxo de água. Assim, você evita problemas com vazamentos ou corrosão rápida. 

A IPC Brasil comercializa conexões que possuem diversas certificações e atendem às exigências do INMETRO. Faça o seu orçamento através do site http://www.ipcbrasil.ind.br ou pelo telefone: (51) 3086.4040.