NOVIDADES

Qual a importância das normas ABNT na construção Civil?

23.01.2018 | EM Artigos

No Brasil, a construção civil possui alto nível de normatização. A maioria dessas normas é elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT. Esse órgão encontra-se em atividade desde 1940 e, graças a ele, foi possível mudar o cenário científico da construção civil das décadas anteriores, que tinha como principal característica a despadronização e a falta de segurança decorrente disso. 

Um bom exemplo desse cenário é que, antes da ABNT surgir, existiam dois grandes laboratórios de pesquisa, o Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro (INT) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). Ambos, por diversas vezes, discordavam em aprovar ou reprovar algum projeto de pesquisa, já que cada um tinha o seu próprio padrão de avaliação. 

Por conta disso, foram iniciados diversos estudos para determinar um padrão único de todos os setores envolvidos para área da construção civil. A ABNT tem como principal objetivo contribuir com os padrões de qualidade para que não haja erros na fabricação de produtos e na execução de serviços.  
Trabalhar cumprindo as responsabilidade legais, poupa tempo, esforço e despesas, além de garantir a segurança e tranqüilidade do consumidor.

E para garantir a segurança e a qualidade nas construções civis, a IPC Brasil comercializa produtos em conformidade com as normas da ABNT e demais organismos certificadores nacionais e internacionais.