NOVIDADES

Quatro dúvidas comuns sobre poços artesianos

25.10.2018 | EM Notícias

Muitas pessoas não sabe que a principal função de um poço artesiano é a captação da água armazenada nos lençóis freáticos, e que a perfuração não é tão simples como possa parecer. A dúvida mais recorrente é sobre a diferença entre poço artesiano, semi-artesiano e freático.

O poço artesiano é aquele em que a água vinda dos lençóis freáticos jorra no solo naturalmente, já que sua própria pressão permite que seja transportada espontaneamente até a superfície sem desequilibrar o lençol subterrâneo. Esse tipo de poço é profundo, mas dispensa a instalação de bombas de pressão para levar a água até a superfície.

Já o poço semi-artesiano depende de um equipamento de bombeamento para pressionar a água e fazer com que ela chegue em determinado volume até o local da superfície que necessita de abastecimento. Há, também, o poço freático. Ele é mais raso e capta a água superficial do lençol freático, ou seja, na reserva mais próxima da superfície. Eles costumam ser perfurados em áreas rurais e em locais de acesso restrito a equipamentos.

Além destas dúvidas sobre tipos de poços, esclarecemos quatro dúvidas mais comuns sobre poços artesianos. Acompanhe.

Qual bomba usar?

A maioria dos poços são semi-artesianos e usam as bombas submersas. Elas são instaladas dentro da lâmina de água do poço profundo e são bombas que apresentam grande eficiência. A principal função das bombas submersas é bombear e pressionar a água. Elas funcionam de maneira permanente dentro da água.

Já nos poços mais rasos, podem ser usadas as bombas centrífugas e a injetoras. A escolha do melhor tipo de bomba vai depender de  alguns fatores como a tensão de alimentação que deverá ser aplicada, o diâmetro e a vazão do poço entre outros detalhes.

A água do poço artesiano pode ser consumida?

De maneira geral, a água subterrânea apresenta características biológicas, físicas e químicas positivas e podem ser destinadas ao consumo humano. Contudo, é importante realizar testes de potabilidade antes do consumo.

Posso ter um poço artesiano em casa?

O poço artesiano pode ser construído em casa, condomínios ou espaços maiores que atendam uma comunidade maior. O ideal é que haja um espaço significativo para que caibam os equipamentos usados na perfuração e demais etapas da construção.

Quanto custa para construir um poço?

O custo de instalação de um poço artesiano não é baixo. No entanto, o retorno desse investimento é significativo, principalmente considerando os benefícios a longo prazo. O preço pode variar conforme a empresa contratada.

Antes de contratar a perfuração e instalação de um poço, contrate um profissional habilitado e certifique-se de que encontrará água em grande quantidade a partir de um estudo sobre o solo. Em grandes cidades, com alto número de postos de gasolina, constante fiscalização é necessária para que não haja contaminação do lençol freático. A perfuração sem análise prévia pode fazer com que o solo ceda, abalando a estrutura do prédio.