NOVIDADES

A importância das certificações ABNT em obras

01.11.2018 | EM Notícias

Além da qualidade de mão de obra que você contrata em sua obra, a qualidade dos produtos que se é usada interfere muito para uma obra bem feita. No Brasil, a maioria das certificações de qualidade e conformidade é regrada pela Associação Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O órgão, que foi criado há mais de 70 anos, foi a grande responsável por mudar a produção de produtos no país, melhorando a qualidade, padronização e segurança.

Ao todo, são 881 normas destinadas somente para a construção civil. Isso mostra que o conjunto de regras é bem abrangente, e além de garantir maior qualidade para satisfazer os consumidores, garante a maior segurança futura para quem irá frequentar esse espaço e também para os próprios trabalhadores que estão construindo.

Antes da ABNT surgir, existiam dois grandes laboratórios de pesquisa, o Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Os dois institutos discordavam em aprovar ou reprovar os projetos de pesquisa, já que cada um tinha o seu próprio padrão de avaliação, não existindo consenso entre os dois. 

Para sanar esse problema, foram realizados diversos estudos para determinar um padrão para os setores envolvidos para área da construção civil. A ABNT tem como principal objetivo contribuir com os padrões de qualidade para que não haja erros na fabricação de produtos e na execução de serviços.  A associação trabalha cumprindo as responsabilidades legais, para poupar tempo, esforço e despesas, além de garantir a segurança e tranquilidade do consumidor.

E para garantir a segurança e a qualidade nas construções civis, a IPC Brasil comercializa produtos em conformidade com as normas da ABNT e demais organismos certificadores nacionais e internacionais.