NOVIDADES

IPC Brasil - 25 anos em 10

07.02.2019 | EM Artigos

Contar a história  da IPC Brasil, Importadora de Produtos Certificados Ltda, consiste em contar um pouco da trajetória de seu fundador Flávio Antônio Paiva.
 
No início  dos anos 1990, com a abertura do Brasil ao mercado externo, observou-se uma onda de importação de produtos industrializados. Nesse cenário, uma empresa sediada nos Estados Unidos e com parceiros na Argentina e no Brasil passou a alimentar o mercado brasileiro com conexões de ferro para redes hidráulicas industriais e de incêndio,  importadas de fabricantes chineses. No Brasil, a empresa a cargo dessa importação e distribuição era constituída por três sócios brasileiros que atuavam em outros mercados e conheciam pouco do produto. Por isso, decidiram contratar um engenheiro para auxiliar no desenvolvimento das conexões de ferro para o mercado nacional.
 
Assim, Flávio Antônio Paiva, engenheiro civil, ingressou no setor em 1994. Naquele momento, o produto comercializado possuía baixo padrão de qualidade e ínfimas chances de fazer frente ao único concorrente nacional existente, uma indústria que ditava os padrões e os preços no mercado brasileiro. A partir daí, com seu olhar voltado para a qualidade e para o mercado, Flávio saiu a prospectar fornecedores na China num momento em que havia muita dificuldade de comunicação e transporte. Porém, iniciava-se o fenômeno de competitividade dos tigres asiáticos que se conhece até hoje, oportunizando uma alternativa mais econômica para o setor de hidráulica industrial. Desde então, ele não se desligou mais das conexões de ferro maleável, principal produto da IPC Brasil.
 
Como resultado, grandes parcerias comerciais foram estabelecidas com empresas chinesas e de Hong Kong que persistem até hoje no acervo  técnico pessoal do engenheiro. 
 
Após se retirar da sociedade dessa primeira empresa, Paiva associou-se a outros parceiros e fundou outras empresas do segmento. Porém, sua vontade de concentrar de forma exclusiva e integral toda a sua experiência e conhecimento desenvolvido ao longo do tempo, mas os seus ideais de qualidade e gestão, levaram-no a fundar a IPC Brasil em 2008. A empresa surge para garantir valores como respeito às pessoas e conhecimento como seu principal ativo. Além de Flávio Paiva, outros colaboradores o acompanham desde o tempo das outras empresas das quais fez parte. Por isso, podemos dizer que a IPC Brasil comemora 10 anos em 2018, mas possui 25 anos de conhecimento em sua história.
 
Com todo esse tempo e conhecimento, estabeleceu-se a cultura de excelência atual, conferindo à empresa o maior destaque no mercado brasileiro de conexões de ferro maleável importadas e servindo de modelo ou inspiração até mesmo para empresas concorrentes.
 
Sempre preocupado com a qualidade dos produtos, Flávio Paiva foi o primeiro técnico brasileiro a demandar a especificação de requisitos legais e normativos para produtos fabricados fora do Brasil, no escopo conexões de ferro maleável. Esse pioneirismo gerou conteúdo para procedimentos regulamentares e de certificação que são usados até hoje, passando por certificações de qualidade voluntárias ou, como são atualmente: certificações compulsórias, aquelas que, uma vez aprovadas, conferem o selo de conformidade do Inmetro nos produtos. 
 
Mas, nem só de conexões de ferro vive a IPC Brasil. Registros e válvulas também passaram a complementar o seu mix de produtos hidráulicos.
 
O jeito de fazer desde a prospecção e qualificação de fornecedores à logística inteligente de entrega aos consumidores, o suporte às revendas, empresas atacadistas, varejistas, fabricantes e importadoras e todo o tipo de esclarecimento ao cliente fez com que a IPC Brasil estabelecesse um conjunto de padrões que assegura a repetição dos bons serviços. Além disso, pesquisas e aprimoramento de pessoas compõem uma constante preocupação da empresa.
 
Atualmente, também fazem parte do seu portfólio, serviços de trading company comercializados para empresas de outros setores que necessitam terceirizar suas atividades de prospecção de produtos, logística e importação, com o intuito de redução de custos.
 
Com sua sede em Itajaí, no estado de Santa Catarina, a IPC Brasil atende todo o território nacional. Comprometida com a qualidade dos seus produtos e com o atendimento aos seus clientes, a empresa se destaca na importação de conexões de ferro maleável pelo seu conhecimento, experiência e pioneirismo no setor. Seu modelo de gestão já lhe rendeu a certificação ISO 9001, o que comprova o quanto se investe na melhoria dos processos. Os desafios são permanentes e a vontade de vencê-los acompanha o dia a dia dessa empresa que comemora 10 anos de vida, mas que possui 25 anos de acervo técnico.