NOVIDADES

Sistemas de Biogás crescem de produção no Brasil

17.04.2019 | EM Notícias

Um dos grandes desafios desta e das próximas gerações é a produção de energia a partir de fontes renováveis. Além da eólica e da solar, o biogás aparece como uma das alternativas mais rentáveis e sustentáveis, com tecnologia já em estágio avançado e escalonamento industrial. Vários projetos para desenvolver a produção deste tipo de energia estão em execução no Brasil, com aproveitamento de resíduos, tanto da agricultura quanto de aterros, além de efluentes sanitários (esgoto) e dejetos resultantes da criação de animais em abatedouros e laticínios.

Dados recentes mostram que a produção de biogás no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos três anos. Em 2015, por exemplo, o país tinha 127 plantas de produção cadastradas. Já em 2018, este número avançou para 276 plantas, uma expansão de 117%. Em relação à produzida de biogás, o crescimento é de 138%, na comparação com o mesmo período. A regulamentação do setor, conquistada em 2015, influenciou diretamente no crescimento.

O Brasil produz hoje aproximadamente 2.8 milhões m³ por dia de biogás, com a maioria das indústrias instaladas em São Paulo. Porém, estima-se que o país possa produzir mais de 50 bilhões m³  por ano, entre proteína animal, saneamento e resíduos sucroenergéticos. Dados apontam que o Brasil tem o maior potencial energético do mundo quando o assunto é biogás, devido ao alto volume de resíduos orgânicos disponíveis no país.

A principal utilização do biogás hoje é na produção de energia elétrica, mas ainda é possível produzir biometano, com a retirada do CO2 e contaminantes, para a substituir o gás natural, e ainda utilizar os resíduos como fertilizantes. Em pequenas e médias propriedades rurais, a principal utilização do biogás é para a produção de energia térmica. O mercado, ainda em expansão, precisa da estrutura correta para o transporte do produto, como dutos e conexões de ferro de qualidade que garantam a segurança da produção. 

A IPC Brasil garante a qualidade das suas conexões de ferro no mercado. Com treinamentos periódicos, investimentos em melhorias e capacitação de colaboradores há mais de 10 anos, trabalha para atender às necessidades de seus clientes, seguindo políticas de qualidade, padrões e processos de acordo com todas as normas brasileiras exigidas. 

Para conhecer todos os nossos produtos e fazer um orçamento online, clique aqui.