NOVIDADES

Técnicas de irrigação para o início do plantio

13.06.2019 | EM Notícias

A agricultura é um dos principais players do Brasil pela variedade e quantidade de produtos produzidos todos os anos. As exportações batem recordes todos os anos e o consumo interno também é destaque. Para manter o produtividade rentável, é preciso seguir etapas e processos. Com o início do processo de plantio de várias culturas, falamos hoje sobre processos de irrigação que auxiliam na produção das culturas. 

Irrigação por Aspersão

Melhor adaptado a culturas e topografias, a irrigação por aspersão consiste no disparo de um ou mais jatos de água em gotas no ar, formando uma espécie de chuva artificial. Essa técnica de cultivo do solo usa um aspersor, que é o equipamento responsável pela pulverização da água na região. 

Irrigação Autopropelido

Semelhante à irrigação por aspersão, o sistema autopropelido utiliza apenas um canhão que é montado sobre um carrinho, que se movimenta irrigando a área de plantio. Com manejo simples e prático, é a forma mais recomendada para terrenos planos, como pastagens, pomares e cafezais.

Irrigação por Microaspersão

É o sistema mais recomendado para a maioria das culturas plantadas no Brasil. A irrigação por microaspersão é facilmente adaptável a vários tipos de solo, seja plano ou inclinado. Mais suave que o sistema por aspersão, a técnica usa jatos que formam gotas de água em forma de chuva, formando precipitação sobre o terreno.

Irrigação por Gotejamento

Recomendado para o plantio de frutas e vegetais, a irrigação por gotejamento é simples e de fácil acesso, pois usa dutos que levam as gotas de água diretamente para as raízes das plantas, deixando a terra úmida. Sem desperdício e com evaporação quase nula, é o sistema mais econômico existente.

Seja qual for o processo adotado, as conexões comercializadas pela IPC Brasil contam com todas as certificações do mercado, atendendo às exigências do INMETRO e garantindo segurança e qualidade em todos os processos. Para conhecer todos os nossos produtos, entre em contato e faça seu orçamento pelo telefone (51) 3086-4040 ou diretamente pelo nosso site.