NOVIDADES

Quatro dicas para a correta instalação hidráulica

25.06.2019 | EM Notícias

A instalação hidráulica é uma das partes mais importantes da obra, pois é a responsável por levar água a todos os setores da edificação, quer seja prédio ou pavilhão em obra ou construção.

Um pequeno erro nessa etapa do projeto pode acarretar em um grande problema depois que a obra for entregue. Com a chegada do inverno, então, novas demandas surgem para instalar aquecedores de água para chuveiros e torneiras. 

Para que você não tenha dor de cabeça após a conclusão do projeto, separamos algumas dicas sobre instalação hidráulica em construções novas ou reformas.

- Substitua todos materiais antigos

No caso de reformas, a principal dica é fazer análises frequentes sobre o estado dos tubos e das conexões. Se as suas instalações forem muito antigas, o mais indicado é trocar os seus materiais por novos. Consulte nossa linha de produtos e nossas conexões de ferro maleável clicando aqui. 

- Coloque um registro para cada setor que tiver água

A obra pode sair um pouco mais cara, mas facilita o processo de manutenção. Em cada compartimento que houver pontos de água, como cozinha, banheiro e área de serviço, a dica é instalar um registro específico. Assim, se ocorrer um problema, você pode fechar apenas o setor necessário e não  a rede inteira. 

- Não feche a parede antes de testar a instalação

Instalar tubos e conexões de forma errada pode causar uma grande dor de cabeça após a obra. Alguns erros podem passar despercebidos à primeira vista, por isso é muito importante checar todos os pontos da instalação hidráulica antes de fechar a parede, conferindo se os isolamentos foram bem feitos e se não há vazamentos. O recomendável é o teste de pressão hidrostática.

- Certifique-se  que a pressão instalada ficou igual à projetada

Se a pressão da água for muito baixa, o funcionamento do chuveiro ou de equipamentos como máquina de lavar roupas ficará prejudicado. Se for muito forte, as junções e vedações deverão ser mais fortes para suportar. Para os dois casos, a dica é utilizar uma válvula reguladora de pressão, que evita a flutuação da pressão no sistema hidráulico.